Artigos > Alkíndar de Oliveira


A Rotina Devastadora
Alkíndar de Oliveira

Cara irmã, caro irmão espírita, necessitamos sair da rotina paralisante.

Sabemos, pelas palavras de Kardec, que o Espiritismo é uma Doutrina inovadora. No entanto, de forma paradoxal, o movimento espírita mantém-se muito atrasado em termos de conceitos de liderança. Não se inova.

Li em abril de 99 um editorial, redigido por um dos destacados líderes espíritas brasileiros, que preocupou-me ( não obstante o seu altíssimo conteúdo, aliás, característica marcante dos textos do referido líder ).

Preocupou-me porque dizia o autor do editorial que o Espiritismo deveria tomar cuidado em não seguir as inovações que estão surgindo.

É bem verdade que ele – o autor – tem lá suas razões. Se sairmos seguindo e adotando tudo o que aparecer de inovador, corremos o risco de desfigurar nossa Doutrina ( tem gente até que acredita que inovar é não seguir Kardec!!! ). Por isso, devemos sim tomar cuidado com as diversas “inovações” que estão surgindo. Cautela, bom senso e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

Mas acontece que o autor generalizou. Isto é, ele não enfocou que deveríamos tomar cuidado com certas inovações. Ele generalizou, repito. Dando a entender que devemos deixar tudo como está, que está tudo bem, que – parece-me, pelas suas palavras – o Espiritismo está no caminho certo. Na realidade, se olharmos com olhos de quem observa o Espiritismo de fora para dentro ( não somente de dentro para fora ), perceberemos nitidamente que uma das características marcantes do movimento espírita atual é a ausência de medidas ousadas, consequência da presença de líderes eficientes mas não eficazes.

Portanto, irmãos espíritas, vamos inovar, vamos ser ousados, vamos sair da mesmice.

Como?

Basta seguirmos os 5 procedimentos do líder eficaz, resultado de pesquisa feita pelos norte-americanos Kouzes e Posner ( vide livro O Desafio da Liderança, Editora Campus ).

DESAFIAR O ESTABELECIDO;

INSPIRAR UMA VISÃO COMPARTILHADA;

PERMITIR QUE OS OUTROS AJAM;

APONTAR O CAMINHO;

ENCORAJAR O CORAÇÃO.

Estude as atitudes de Jesus e de Kardec e descubra que ambos foram ousados (e como foram ousados ). Ambos aplicaram todos os 5 procedimentos do líder eficaz.

E nós? Estamos sendo ousados?

Estamos sendo líderes eficazes?