Artigos > Alkíndar de Oliveira


Espiritismo, o Mais Revolucionário dos Projetos
Alkíndar de Oliveira

O Espiritismo é o mais revolucionário projeto filosófico-científico, com conseqüência religiosa, que o mundo já conheceu.

Nenhum acontecimento social, histórico, filosófico, científico, religioso pode se comparar, em termos de importância, com o advento do Espiritismo.

Alguém até poderia dizer: “A vinda de Cristo foi um advento mais importante do que o surgimento do Espiritismo”.

Será?

Será que para um construtor de prédios, a base sólida de sua obra, isto é, a estrutura de concreto que vai sustentar o edifício, é mais importante do que a obra final?

Será que se esse mesmo construtor, só assentar a sólida base, mas não concluir o edifício, este teria serventia?

Será que para nosso Mestre Jesus, a fundamental obra básica que Ele construiu com sua presença na Terra, é mais importante que Sua obra teórica completa, que é o Espiritismo?

Todos os adventos religiosos, filosóficos e científicos que implicaram numa maior compreensão da vinda de Jesus à Terra, foram importantes. Não vou tirar aqui o mérito de nenhum deles. A vinda de Jesus, por exemplo, foi um momento inesquecivelmente memorável para o nosso planeta. Mas a vinda de Jesus foi o necessário anteparo para o futuro surgimento da Terceira Revelação, pelo surgimento do Espírito Consolador, que é o Espiritismo. Em nada esta realidade tira méritos de Jesus, pois para quem no momento desta leitura começa a conjeturar conceitos ou preconceitos discordantes ao que estou dizendo, vale a pena relembrar: o Espiritismo é obra de Jesus.

O Espiritismo não é obra de Allan Kardec.

Kardec foi o eficiente e afinado instrumento da bondade e da vontade de Jesus.

Kardec foi o codificador do Espiritismo, não o criador.

Jesus é o Mestre.

Portanto, caro leitor, acredito que agora ficamos de bem, pois você percebeu que não estou desvalorizando Jesus, pelo contrário, estou reforçando a amplitude de Suas obras terrenas.

Mas a síntese dessa reflexão, é conscientizarmo-nos que o Espiritismo é o mais revolucionário projeto filosófico-científico, com conseqüência religiosa, que o mundo já conheceu.