Portal do Espirito

A sua referencia em Doutrina Espirita na Internet
Bem-vindo: Qua, 17/Out/2018 23:22
Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos


Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua, 21/Mar/2012 10:15 
Offline

Registrado em: Seg, 21/Nov/2011 08:47
Mensagens: 42
Localização: São Paulo
Os povos do passado eram não só racistas, mas também escravistas

O autor desse texto, é espirita e tem uma coluna semanal no jornal "O Tempo."

No passado, tanto a filosofia como a teologia e a própria ciência eram como que cegas diante de muitas coisas tidas como certas e morais, e que são absurdos para nós, hoje, do Terceiro Milênio.

Exemplificando, as civilizações antiga, medieval e mesmo moderna da raça branca tinham preconceitos de toda espécie contra as pessoas de outras raças, principalmente contra as dos negros e dos indígenas. As religiões não só toleravam os absurdos preconceitos raciais, mas até os apoiavam, abertamente. E houve a lamentável escravidão da raça negra, em vários países ocidentais até o século XIX, inclusive no Brasil. Assim, muitos dos avós de nossos irmãos negros de hoje foram lamentavelmente escravos.

O napolitano santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação Redentorista, proibiu o ingresso de negros na sua congregação. Justificou isso, dizendo que era para evitar que, quando um padre negro fosse visto pregando missão por um não católico, este fizesse chacotas gritando: cala a boca urubu! O grande santo Afonso, o maior moralista da Igreja, hoje, não cometeria tal erro. Aliás, os redentoristas, há muito que não seguem essa norma do seu fundador, sem dúvida, um grande santo.

Dom Silvério Pimenta foi arcebispo de Mariana (MG), entre o fim do século XIX e princípios do século XX. Era negro, muito inteligente e membro da Academia Brasileira de Letras. Participou do Concílio Ecumênico Vaticano I (1870). Com tal brilho ele discursou em latim numa assembleia de bispos, arcebispos e cardeais desse concílio, que uma dessas autoridades eclesiásticas, referindo-se a ele, proferiu a famosa e histórica frase latina: "Niger sed sapiens" (Negro, mas sábio). Essa frase é racista, pois dá a entender que era estranho um negro ser assim tão inteligente como dom Silvério era, quando se sabe, hoje, que a inteligência nada tem a ver com a raça, mas com o espírito.

E Kardec, em sua época ainda muita atrasada em antropologia, recebeu também essas influências racistas erradas, como se vê em matéria de sua "Revista Espírita". Mas ele mesmo disse que, se no futuro houvesse alguma contradição entre um ensino da doutrina espírita e a ciência, que se seguisse a ciência. Ademais, os Espíritos Superiores e ele próprio foram rigorosos contra a escravidão dos negros, e defenderam a igualdade de todos os povos ("Livro dos Espíritos", questões 54, 831 e 9l8; e "O Evangelho Segundo o Espiritismo", cap. 17, item 3).
Realmente, houve muitos erros graves por causa do atraso evolucional da humanidade do passado, os quais, hoje, seriam tidos como imorais e até criminosos em, praticamente, todo o mundo civilizado. Havia até escravidão, embora não fosse só por motivos raciais. E o próprio são Paulo via a escravidão com naturalidade, como no caso do escravo Onésimo (Carta a Filemom, em seu único capítulo).

A culpa, pois, dos preconceitos raciais e da escravidão do passado não é bem das pessoas, mas do baixo nível evolucional moral e cultural de outrora!

PS:
1) Na minha coluna "Os cristãos verdadeiramente evangélicos e os outros dogmáticos", de 27.2.2012, corrigir Daniel 5:5 para Daniel 13:45, da Bíblia Católica.
2) Na de 5.3.2012, "A fé cega é incoerente, e hão de fracassar ela e a conveniente", eu lembro que os cristãos de fé cega deveriam pensar que eles não são um rebanho de quadrúpedes. E isso é chamá-los de inteligentes e não de quadrúpedes, como alguém assim entendeu!
Clique no link para entrar no site.
http://www.otempo.com.br/otempo/colunas ... icao=18120


Compartilhar no Facebook
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 1 mensagem ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB