Prezados Irmãos,
É um grande prazer participar mais uma vez deste fórum e, de alguma maneira, poder passar experiências vividas e quão intrigante é o mundo em que vivemos, ou melhor, a forma como vivemos e nos comportamos nesse mundo.
Sou trabalhador do Lar Espiritual Sagrado Coração de Maria (LESCM),
GRAÇAS A DEUS. Naquela Casa de Caridade impera, sobretudo, o amor e a doação incondicional ao próximo, afinal essa é a máxima do nosso Senhor Jesus Cristo, transmitida quando viveu entre nós. Somos um “pequeno” grupo de trabalhadores encarnados e outros muitos do outro lado da existência que, nas manhãs de alguns sábados, se satisfaz com a sensação do dever cumprido pelo simples fato de ajudar, consolar, amparar, curar e não menos importante, quem sabe, até mesmo encaminhar irmãos em pura aflição.
Curar. O que é curar? Afinal, o que é a tão desejada cura?Aos insensíveis olhos, curar é o extermínio de alguma mazela aparente, principalmente evidenciada pela extinção de doença que atinge determinado órgão. E sabemos que as cirurgias espirituais são perfeitamente capazes de realizar esse feito. Não há dúvidas! E isso é o mais importante? Tenho lá minhas dúvidas...
Para nós, do que adianta a cura do temido câncer se aquele irmão não tratou a causa. Porque pensarmos somente no efeito? Temos a convicção que mais importante do que curar é encaminhar...dar um sentido à vida. Na maioria das vezes, pessoas que rapidamente são “curadas”, apesar de possuírem merecimento para que a graça ocorra, acreditam na fantasia do milagre por acaso. Não encontram o real sentido para a vida. Continuam a viver sem rumo, sem objetivo, e contribuindo para que o mal surja novamente. Perguntas sem respostas norteiam suas mentes:
DE ONDE VIM? QUEM SOU? PARA QUÊ ESTOU AQUI? PARA ONDE VOU? É a verdadeira vida efêmera, uma encarnação jogada fora...
Não cansamos de dizer aos irmãos que o sucesso do tratamento não deve recair somente sobre os Médicos Espirituais ou sobre os Espíritos de Luz que labutam na Seara Espírita, nossos Mentores Espirituais. Não!!! Para que a graça ocorra é necessária a “via de mão dupla”, ou seja, a influência espiritual age, mas temos de contribuir. Buscar um tratamento, não seguir as respectivas orientações e, principalmente,
NÃO SE REFORMAR INTIMAMENTE É TEMPO DESPERDIÇADO, infelizmente...
Bem, contei primeiro essa história para fundamentar o relato que farei. O que realmente me traz aqui é registrar o que presenciei no atendimento do último sábado, dia 29 de março.
Chamamos de palestras, mas, sinceramente, não me sinto à vontade para dizer que estava palestrando. Quem me dera... falta muita bagagem. Preocupo-me em manter a sustentação da casa durante os trabalhos, conversando sobre assuntos edificantes da Doutrina Espírita. Ilustro com o que já vi e passei nessa minha existência e, principalmente, com o que aprendi e como errei.
Enfim, no atendimento anterior falei sobre a importância de vibrarmos em boas sintonias. Ao contrário do que a física explica, no espiritismo os semelhantes se atraem. Somos mais o que pensamos do que falamos. Bons pensamentos atraem boas vibrações em boas sintonias, as quais atraem bons espíritos. Simples dessa forma. Assim como nós desejamos estar com pessoas que pensam e agem como nós, os espíritos são atraídos por energia semelhante à deles. Foi a maneira mais simples que consegui para explicar o básico. Atraímos quem queremos. É o constante
ORAI E VIGIAI. Disse que perfeição entre nós não há. Mas o grande barato é sabermos identificar nossos pensamentos
E AQUELES QUE NÃO SÃO NOSSOS. Daí, ao menos uma pergunta conseguiremos responder de pronto: QUEM SOU? Sou um espírito imortal que teve a bênção de reencarnar para se purificar, resgatando ou não, em busca de atingir a perfeição tão desejada. Um espírito imortal que nasceu para ser feliz, e todos nascemos felizes, afinal Deus é infinita bondade, inteligência e sabedoria.
Simples assim:
SER FELIZ É FÁCIL, BASTA NÃO MODIFICARMOS NOSSA ESSÊNCIA DIVINA, DIFÍCIL E SERMOS INFELIZES, AÍ PRECISAMOS NOS MODIFICAR. Para sermos infelizes, precisamos fazer força, é contra a nossa natureza. Para sermos infelizes, precisamos pensar errado, agir errado... enfim, viver errado.
Conversamos bastante e o atendimento seguiu como de costume. Finalizamos os atendimentos com muitas graças e sentindo uma energia maravilhosa, um misto de sensação de cansaço com êxtase. Como de costume, várias pessoas vieram nos agradecer. Ledo engano, nós somos, sempre, os mais agradecidos. Ter a oportunidade de vivenciar e fazer parte desse projeto de vida não tem preço. Não tem prazer que compense.
No último atendimento, ao iniciar o chamamento dos irmãos para o início da explanação do tema do dia:
“O PODER EXERCIDO PELAS INFLUENCIAÇÕES ESPIRITUAIS EM NOSSO COTIDIANO”, percebi que uma senhora ocupou a primeira cadeira da assistência. Iniciei a apresentação e, em dado momento, fui interrompido por aquela senhora. Impaciente, porém muito emocionada e em lágrimas, começou a expor seu testemunho. Era uma combinação do tema do atendimento anterior com o daquele dia.
NADA É POR ACASO!Todos ficaram maravilhados com a repercussão e com o aprendizado. Ouviu quem teve ouvidos para ouvir e compreender. Afinal, a palavra ensina, mas o exemplo arrasta. Foi muito importante o que aquela senhora fez. Basicamente, disse que, apesar de ter dinheiro, não conseguia resolver pequenos problemas domésticos, sentia sua humilde casa “pesada”. Questionava-se o tempo inteiro: meu Deus, não tenho quase nada, tudo que tenho é humilde, porque não consigo progredir, avançar, resolver? Porque comigo? Sou tão boa com todo mundo. Que vida complicada...que castigo. Confessou que seus pensamentos eram muito ruins o tempo todo.
Relatou que, ao ouvir toda aquela palestra, atentou-se que de nada estava adiantando aquela reclamação sem fim. Resolveu vibrar e emitir pensamentos de forma diferente. A questão não é a subserviência, mas a forma de encarar as coisas. Diariamente, temos obstáculos a superar. O tamanho deles dependerá de como interpretaremos cada caso. Aquela senhora resolveu reformar-se, passou a analisar o porquê de aquilo estar acontecendo com ela. Naquele momento, bons espíritos foram atraídos por bons e conscientes pensamentos, afastando o que ali atrapalhava. Seus problemas não acabaram, nem irão acabar, mas confessou que diminuíram. Alguns problemas foram resolvidos naquela mesma semana. Finalizou seu testemunho perguntando a todos: vocês conhecem alguém que vive reclamando da vida e consegue resolver seus problemas? O silêncio foi a sua resposta.
Neste momento, retorno ao início deste texto e pergunto: houve cura?
Acho que houve bem mais que isso. Aquela senhora pode até estar com algum problema físico que, certamente e com graça e permissão de Deus, será resolvido. Porém, não precisava naquele momento de cura física, mas de cura espiritual, de esclarecimento. A didática diz que aprendizagem é mudança de comportamento. Neste caso, houve aprendizagem e houve reforma íntima, o que é mais lindo!
É a forma de como enxergamos nossos problemas que faz a diferença. O pessimista recebe um copo pela metade e recama, dizendo que recebeu meio vazio. Já o otimista, recebe-o e agradece, pois sua percepção é de ele estar cheio pela metade. E a nossa vida é assim, sempre e a todo momento teremos problemas, resolvíveis ou não. Encararmos de frente, vendo o lado positivo daquilo, mesmo por mais obscuro que seja, é o grande lance. Tudo tem explicação, pois somos colocados à prova durante toda a nossa existência, afinal vivemos em um planeta de
PROVAS E EXPIAÇÕES. Não é o caso de aceitarmos friamente e sem raciocínio lógico tudo de ruim que esteja nos acontecendo, NÃO!!! É a forma de como os encaramos que conseguimos superá-los. A vida é como uma avaliação escolar, a questão vem, ou melhor, os problemas vêm e precisamos tirar boas notas para “passarmos de ano”. Encará-los de frente, sempre com fé em Deus, é a melhor forma de “mudarmos de série”.
Bem, este é o meu recado. Estamos em constante evolução e aprendizagem. O mais importante não é o ver para crer. O mais importante é o crer para, então, ver, vivenciar, testemunhar, enfim, aproveitar, ao máximo, a oportunidade de reencarnar.
Grande abraço e fiquem com Deus!
Marcio