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Coletânea de Frases Espíritas
Luiz Roberto Vannucci

AÇÃO E REAÇÃO

Um acontecimento, é freqüentemente, a conseqüência de uma coisa que fizeste por um ato de tua livre vontade, de tal sorte que se não tivesse feito essa coisa, o acontecimento não ocorria.

L. E. pg 239

O homem sendo livre de agir, num ou outro sentido, seus atos têm para ele mesmo e para os outros, conseqüências subordinadas às suas decisões.

E. S. E. pg 276

A sentença de Jesus: "procura e achará" equivale a dizer: "encontrarás o que desejas".

S. V. pg 59

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AMOR

A natureza deu ao homem a necessidade de amar e de ser amado.

L. E. pg 364

Um dos maiores prazeres concedido ao homem sobre a Terra é o de reencontrar corações que simpatizam com o seu.

L. E. pg 365

Quantos não há que crêem amar perdidamente, porque não julgam senão pelas aparências, e quando são obrigados a viver com as pessoas, não tardam a reconhecer que isso não é senão uma admiração material.

L. E. pg 366

Não basta estar enamorado de uma pessoa que vos agrada e a que creiais de belas qualidades; é vivendo realmente com ela que podereis apreciá-la.

L. E. pg 366

É preciso não esquecer que é o Espírito que ama e não o corpo, e, quando a ilusão material se dissipa, o Espírito vê a realidade.

L. E. pg 366

Amar não é desejar. É compreender sempre, dar de si mesmo, renunciar aos próprios caprichos e sacrificar-se para que a luz divina do verdadeiro amor resplandeça.

A. C. pg 92

Seu espírito suplica uma réstia de amor e, em torno, a humanidade aguarda a manifestação da sua capacidade de amar.

A. C. pg 145

Não olvide que a justiça institui a ordem universal, mas só o amor dilata a obra divina.

A. C. pg 152

Se Jesus nos recomendou amar os inimigos, imaginemos com que imenso amor nos compete amar aqueles que nos oferece o coração.

S. V. pg 35

Pense nos outros, não em termos de angilitude ou perversidade, mas na condição de seres humanos com necessidades e sonhos, problemas e lutas semelhantes aos seus.

S. V. pg 64

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BEM / MAL

Aproveitar do mal feito por outro é participar dele. Talvez tenha recuado da ação. Mas, se encontrando-as pronta para ele a usa, é que a aprova e que o faria ele mesmo se pudesse, ou se ousasse.

L. E. pg 263

Fazer o bem não é só ser caridoso, mas útil na medida do vosso poder, todas as vezes que vosso concurso pode ser necessário.

L. E. pg 263

É preciso fazer o bem no limite de suas forças, porque cada um responderá por todo o mal que resulte do bem que não haja feito.

L. E. pg 263

Não fazer o bem já é um mal.

L. E. pg 267

Tendes sobre a Terra homens desprovidos de egoísmo e praticando a caridade, além do que imaginais; mas os conheceis poucos porque a virtude não procura se pôr em evidência.

L. E. pg 352

Aquilo que vos parece um mal não é sempre um mal; freqüentemente um bem deve surgir maior que o mal, e é isso que não compreendeis, porque não pensais senão no momento presente ou em vossa pessoa.

L. E. pg 229

Amar aos nossos inimigos é perdoar-lhes e restituir bem por mal. Por esse meio nos tornamos superiores a eles; pela vingança, colocamo-nos abaixo deles.

L. E. pg 342

O homem poderia vencer sempre suas más tendências, algumas vezes, por fracos esforços. É a vontade que lhe falta. Ah! Quão poucos dentre vós fazem esforços.

L. E. pg 350

A verdadeira desgraça está mais nas conseqüências de uma coisa, do que na própria coisa.

E. S. E. pg 79

Lembre-se de que o mal não merece comentário em tempo algum.

A. C. pg 37

Possibilidade de produzir intensamente são recursos preciosos. No entanto, é imprescindível conhecer a substância daquilo que você produz.

A. C. pg 77

Quem alimenta o ódio, atira fogo ao próprio coração.

A. C. pg 115

O maledicente desejará que você observe, tanto quanto ele, o lado desagradável da vida alheia.

A. C. pg 147

Que o caminho do bem é laborioso e difícil, não padece dúvida; no entanto, se você não se dispuser a segui-lo, ninguém o livrará da perigosa influência do mal.

A. C. pg 153

Perdoe o mau; a vida se encarregará dele.

A. C. pg 28

Toda impressão negativa ou maldosa que se transmite aos amigos, em forma de confidência, é o mesmo que propinar-lhes veneno através dos ouvidos.

S. V. pg 41

Só existe um mal a temer: aquele que ainda existe em nós.

S. V. pg 85

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CARIDADE

Deus tem mais em conta o pobre que reparte seu único pedaço de pão, do que o rico não dá senão o seu supérfluo.

L. E. pg 264

O homem reduzido a pedir esmola se degrada moral e fisicamente: ele se embrutece. Numa sociedade baseada sobre a lei de Deus e a justiça, deve-se prover a vida do fraco sem humilhações para ele. Ela deve assegurar a existência daqueles que não podem trabalhar, sem deixar sua vida à mercê do acaso e da boa vontade.

L. E. pg 342

O homem de bem, que compreende a caridade segundo Jesus, se antecipa ao infeliz sem esperar que lhe estenda a mão.

L. E. pg 342

A verdadeira caridade é sempre boa e benevolente; ela está mais no gesto que no fato.

L. E. pg 342

É preciso distinguir a esmola propriamente dita da benevolência. O mais necessitado não é sempre aquele que pede; o receio de uma humilhação retém o verdadeiro pobre e, freqüentemente, ele sofre sem se lamentar. É a este que o homem, verdadeiramente humano, sabe ir sem ostentação.

L. E. pg 343

A caridade sublime, ensinada por Jesus, consiste também na benevolência constante, e em todas as coisas, para com o próximo.

E. S. E. pg 138

O benefício sem ostentação tem o duplo mérito: além da caridade material, constitui caridade moral, pois contorna a suscetibilidade do beneficiado, fazendo-se aceitar o obséquio sem lhe ferir o amor próprio e salvaguardando a sua dignidade humana, pois há quem aceite um serviço mas recuse a esmola.

E. S. E. pg 153

A verdadeira caridade, deve ser delicada e habilidosa para dissimular o benefício e evitar até as menores possibilidades de melindre, porque todo choque moral aumenta o sofrimento provocado pela necessidade.

E. S. E. pg 154

Aquele que deseja sinceramente tornar-se útil para os seus irmãos, encontra mil ocasiões de fazê-lo. Que as procure e as encontrará. Se não for de uma maneira, será de outra, pois não há uma só pessoa, no livre gozo de suas faculdades, que não possa prestar algum serviço, dar uma consolação, amenizar um sofrimento físico ou moral, tomar uma providência útil.

E. S. E. pg 156

Fora da caridade não há salvação.

E. S. E. pg 183

Ajude ao que erra; seus pés pisam o mesmo chão, e, se você tem possibilidade de corrigir, não tem o direito de censurar.

A. C. pg 28

Ajude com sua oração a todos os irmãos, que exibem o realejo da desculpa para todas as faltas.

A. C. pg 30

Auxilie o ofensor com os seus bons pensamentos. Ele nos ensina quão agressivo e desagradável somos ao ferir alguém.

A. C. pg 58

Não murmure contra os jovens menos responsáveis. Ajude-os, quanto estiver ao seu alcance, recordando que você já foi leviano para muita gente.

A. C. pg 83

A criança desprotegida que encontramos na rua não é motivo para revolta ou exasperação, e sim um apelo para que trabalhemos com mais amor pela edificação de um mundo melhor.

S. V. pg 28

O auxílio ao próximo é seu melhor investimento.

S. V. pg 64

Não nos esqueçamos de que a gentileza e o respeito, no trato pessoal, também significam caridade.

S. V. pg 67

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COMPORTAMENTO

Zombar de uma coisa que não se conhece, que não se sondou com o escalpelo do observador consciencioso, não é criticar, é fazer prova de imprudência e dar uma infeliz idéia se seu próprio julgamento.

L. E. pg 400

Se a destruição, alguma vez é necessária, a crueldade não o é jamais.

L. E. pg 285

O dever é obrigação moral, primeiro para consigo mesmo, e depois para com os outros.

E. S. E. pg 206

A calma na luta é sempre um sinal de força e confiança, enquanto a violência, pelo contrário, é prova de fraqueza e de falta de confiança em si mesmo.

E. S. E. pg 224

Deixar os outros em paz não quer dizer indiferença, mas apenas boa política.

E. S. E. pg 261

Fale o menos possível, relativamente a você e a seus problemas.

A. C. pg 16

Estimule as qualidades nobres dos companheiros.

A. C. pg 16

Lembre-se de que o mundo não foi feito apenas para você.

A. C. pg 17

Guarde cuidado no modo de exprimir-se; em várias ocasiões, as maneiras dizem mais que as palavras.

A. C. pg 22

Seja útil em qualquer lugar, mas não guarde a pretensão de agradar a todos; não intente o que o próprio Cristo ainda não conseguiu.

A. C. pg 23

Não pergunte a esmo. Quem muito interroga muito fere.

A. C. pg 36

A pretexto de defender alguém, não penetre o círculo barulhento. Há pessoas que fazem muito ruído por simples questão de gosto.

A. C. pg 40

A sua irritação não solucionará problema algum.

A. C. pg 119

As suas reclamações, ainda mesmo afetiva, jamais acrescentarão nos outros um só grama de simpatia por você.

A. C. pg 120

Nunca impossível descobrir algo de bom em alguém ou em alguma situação para o comentário construtivo.

S. V. pg 27

Um chefe não tem a obrigação de revelar ao subordinado os problemas que lhe preocupam o cérebro, tanto quanto o subordinado não tem o dever de revelar ao chefe os problemas que porventura carregue no coração.

S. V. pg 43

Certamente não existem assuntos indignos da palavra e todos eles podem ser motivo de entendimentos e de educação, mas sempre que os temas importunos ou difíceis forem lembrados, em qualquer conversação, o equilíbrio e a prudência devem ser chamados ao verbo em manifestação, para que o respeito aos outros não se mostre ferido

S. V. pg 71

Quando você não possa grafar boas referências, em relação à determinada pessoa, vale mais silenciar quanto a ela.

S. V. pg 97

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CONSCIÊNCIA

A lei de Deus está escrito na consciência.

L. E. pg 258

Deus pôs no fundo do vosso coração uma sentinela vigilante, que se chama consciência. Ouvi-a, que ela só dará bons conselhos.

E. S. E. pg 160

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CRENÇA

O sublime da religião cristã tem sido de tomar o direito pessoal por base do direito do próximo.

L. E. pg 339

Não violenteis nenhuma consciência; não forceis ninguém a deixar a sua crença para adotar a vossa; não lanceis o anátema sobre os que não pensam como vós. Acolhei os que vos procuram e deixai em paz os que vos repelem.

E. S. E. pg 270

Cultivará convicções sinceras, em matéria de fé; entretanto, se essas convicções não servirem à sua renovação para o bem, sua mente estará resumida a um cabide de máximas religiosas.

A. C. pg 126

Aconselhe a criança e ajude a criança na formação espiritual, que isso é obrigação de quem orienta, mas respeite os adultos em suas escolhas, porque os adultos são responsáveis e devem ser livres nas próprias ações, tanto quanto você deseja ser livre em suas idéias e empreendimentos.

S. V.pg 22

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CULPA

O mal depende da vontade. Pois bem! o homem é mais culpável à medida que sabe melhor o que faz.

L. E. pg 262

O homem que é conduzido ao mal pela posição que lhe é dada pelos seus semelhantes, é menos culpável que aqueles que lhe são causa, porque cada um carregará a pena, não somente pelo mal que haja feito, mas do que haja provocado.

L. E. pg 262

Não há culpabilidade quando não há intenção ou ciência positiva de fazer o mal.

L. E. pg 371

Se você errou desastradamente, não se precipite no desespero. O reerguimento é melhor medida para aquele que cai.

A. C. pg 40

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DESTINO

Quando é chegado a tua hora de partir, nada pode subtrair-te dela.

L. E. pg 327

Tu mesmo escolheste a tua prova; quanto mais rude ela for, e melhor suportares, mais tu te elevarás.

L. E. pg 331

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EDUCAÇÃO

A educação, se bem entendida, é a chave do progresso moral.

L. E. pg 353

Dar a educação e a instrução, quer dizer, dar os meios de saber se conduzir.

L. E. pg 375

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EGOÍSMO

Quando o homem só deseja para si e para a sua satisfação pessoal, é egoísmo.

L. E. pg 341

O verdadeiro desinteresse pessoal é uma coisa tão rara sobre a Terra, que se o admira como um fenômeno quando ele se apresenta.

L .E. pg 346

No egoísmo está a verdadeira chaga da humanidade.

L. E. pg 351

É certo que o egoísmo é vosso pior mal, mas ele se prende à inferioridade dos Espíritos encarnados sobre a terra, e não à Humanidade em si mesma.

L. E. pg 351

Todos os males têm sua origem no egoísmo e no orgulho.

E. S. E. pg 178

A ingratidão é um dos frutos mais imediatos do egoísmo, e revolta os corações virtuosos.

E. S. E. pg 176

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